INFOFPAS – Informação sobre Eleições Europeias 2019 (Candidato Amílcar Morais)

Resumo do vídeo:

Como sabem, este ano os cidadãos portugueses e europeus preparam-se para decidir e votar nas Eleições Europeias de 2019, que se realizam no mês de maio. Nós também votamos no nosso País para escolher os deputados que nos vão representar no Parlamento Europeu.

Os partidos portugueses já apresentaram as suas respetivas listas com referência aos líderes e aos membros das listas de cada partido e também apresentaram os seus programas/objetivos.

É já conhecido que um partido tem uma Pessoa Surda na sua lista, que é o Bloco de Esquerda (BE), com a lista liderada pela candidata Marisa Matias: trata-se de Amílcar Morais. É com muito orgulho que vemos esta candidatura, porque é a primeira vez que temos um candidato português Surdo e damos os parabéns a Amílcar Morais, que está inserido ativamente e muito próximo da Comunidade Surda.

Amílcar Morais tem 43 anos, reside em Sintra, fazendo parte de uma família que tem a Língua Gestual Portuguesa (LGP) como língua nativa/materna (Pais e Irmã Surdos). Estudou nas escolas de Surdos e ouvintes e, após terminar o 12º ano, licenciou-se em LGP na Universidade Católica Portuguesa. É Docente de LGP no CED Jacob Rodrigues Pereira (Casa Pia de Lisboa, IP). É mestrando em Sociologia no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e, em breve, vai ser marcada a sua defesa de prova do mestrado. É Professor Assistente Convidado na Escola Superior de Educação de Coimbra – Instituto Politécnico de Coimbra (ESEC/IPC). É Vice-Presidente da Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS) e colaborador da Comissão para a Defesa de Língua Gestual Portuguesa (CDLGP). Publicou vários artigos sobre a Educação de Surdos, o Implante Coclear e diversos pontos de vistas sociológicos ligados à Comunidade Surda e ao conceito de liderança.

A FPAS felicita Amílcar Morais por esta candidatura, enquanto cidadão Surdo ativo que integra e participa no Movimento Associativo Surdo e que é um representante que conhece a nossa realidade. Ter um representante Surdo do nosso País no Parlamento Europeu será um importante passo pela Comunidade Surda Portuguesa e, como tal, esperamos que o candidato Amílcar Morais consiga ter esta oportunidade. Boa sorte na sua candidatura!