EUD

EUD é uma organização europeia sem fins lucrativos, que agrupa as Associações Nacionais de Surdos espalhadas pela Europa.

Criada em 1985, esta é a única organização europeia que representa os interesses dos Surdos a nível da União Europeia, visando estabelecer e manter um diálogo a nível da UE, certificando-se que todas as questões relacionadas com a Surdez, são cuidadas, analisadas e bem empregues.

A EUD preocupa e focaliza o seu trabalho nas mais diversas áreas e tece a sua luta pelos Direitos Humanos e pela Igualdade.

Além disso, filiada a si, a EUD tem uma organização juvenil, EUDY, que se preza pelos objectivos de se construirem pontes de interacção, campismos, intercâmbios entre crianças, adolescentes e jovens Surdos da Europa. É voto da EUDYconstruir futuros líderes do movimento surdo assim como implementar, nos Jovens, o sentido de Ser SurdoTer uma Identidade própriaCulturaHistória e Valoresque transcendem os valores da Sociedade Ouvinte. Tudo isto visa, concretamente, em caminhos para a construção de um futuro melhor e promissor aos mesmos.

FPAS, como instituição máxima de Portugal, não poderia deixar de pertencer a estas organizações europeias sendo que, sempre que possível, participa nos eventos por ela promovidos, mantendo a estreita colaboração e dando voto de confiança e progressão.

Juntos, FPAS e EUD/EUDY, lutam em prol da Comunidade Surda.