Departamento Juventude

FPAS propõe-se a criar um Departamento de Juventude, que se prende à necessidade de se criar uma equipa de jovens que, em conjunto com a Direcção da FPAS, promovam eventos nacionais entre jovens, adolescentes e crianças surdas, proporcionando uma maior luta e adesão destes à Comunidade Surda por outras vias que não apenas a Escola.

FPAS considera importante criar, desde cedo, uma consciência das lutas da Comunidade Surda e do Movimento Associativo, assim como o intercâmbios de formação, de convívio e de aprendizagem.

Com vista nisso, a FPAS propõe-se a organizar, anualmente Acampamentos Nacionais de Juventude, com a duração indefinida, que terá como principal objectivo permitir aos Jovens desenvolverem o seu espírito de trabalho de grupo, de convívio e de aventura, a sua cultura local e nacional.

Associado a isso, é promissor para este Departamento da FPAS, criar sessões de Formação, Sensibilização, Workshop’s que envolvam a temática dos Jovens, convidando a estarem presentes, membros da Comunidade Jovem Nacional e/ou Internacional, bem como líderes portugueses que tiveram formação específica.

Desde a sua implementação e na sua durabilidade, é preocupação da FPAS, através deste Departamento, promover e impulsionar os Departamentos Juvenis das suas Associações Filiadas sendo que, irá sempre acompanhar e procurar, nas mesmas, o seu assíduo trabalho. Estes irão atribuir o nome de um jovem que pretendam que seja responsável do mesmo, sendo esta permuta realizada de dois em dois anos.